Banner
  • Nosso banner:
    SMW Tech

Parceiros
SMW Central



Forumeiros

Conectar-se

Esqueci minha senha

Últimos assuntos
» Super Mario Kingdom 1 - The Peach Poison
6/9/2015, 00:54 por Shadow Ninja

» Yoshi Quest - The Awakening of Magic
6/9/2015, 00:30 por Shadow Ninja

» como inserir sprite diferente no luigi?
17/5/2015, 16:08 por caiquinus17

» HACK COLLAB BR - POSSIBILIDADE?
13/1/2014, 13:05 por Aeon

» Collab?
12/1/2014, 22:47 por Manuz

» O que querem de novo no fórum?
12/1/2014, 22:46 por Manuz

» Regras (WIP)
12/1/2014, 22:02 por Manuz

» Ghost House
10/1/2014, 18:33 por Mirann

» Tema do fórum?
26/12/2013, 21:07 por Koopster

Estatísticas
Temos 20 usuários registrados
O último usuário registrado atende pelo nome de caiquinus17

Os nossos membros postaram um total de 145 mensagens em 42 assuntos

Inserção de Custom Sprites

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Inserção de Custom Sprites

Mensagem por Mirann em 11/12/2013, 14:20

Nota: Em casos de dúvida com alguma parte desse tutorial, sinta-se livre para postar aqui, assim poderei dar uma explicação melhor da parte onde você está em dúvida e até melhorar esse tutorial um pouco mais, então não hesite!

Lista do que é preciso:
- Sua ROM Hack (óbviamente)
- Lunar Magic
- Romi's Spritetool
- Bloco de notas

Quando for inserir os Custom Sprites, é recomendado que faça um backup da sua ROM, eu não serei responsável pelo o que acontecer na sua ROM, então faça o backup antes de qualquer procedimento importante.

Baixe o Romi’s Sprite Tool e descarregue todos os arquivos em uma pasta, em seguida, deixe sua ROM na pasta do SpriteTool, onde há o inseridor de sprites, entre outros arquivos, depois faça um novo arquivo de texto (.TXT),  crie uma lista e digite os valores hexadecimais com o nome do Custom Sprite na frente (.CFG), sempre dando espaço do valor, como no exemplo abaixo.

00 venus.cfg
01 bommerang_bro.cfg
02 boomerang.cfg
03 hammer_bro.cfg

Dê uma olhada em como eu arrumei a lista. Eu deixei o boomerang.cfg na frente do boomerang_bro.cfg, pois o Custom Sprite do Boomerang Bro sempre lança o próximo sprite, o que está na frente dele, então, certos sprites como Birdo, outras modificações de Bros, podem acabar precisando disso.

Detalhe importante:
00-BF -- Sprites normais (localizados na pasta "sprites")
C0-CF -- Atiradores [ou Shooters] (localizados na pasta "shooters")
D0-DF -- Geradores [ou Generators] (localizados na pasta "generators")
E0-FF –- Inválidos

Está vendo? Sempre coloque um Custom Sprite baixado da SMWCentral na pasta correta, ou então, sua ROM pode dar um Crash estranho ou coisa parecida, então fique sempre atento ao tipo de sprite que está a baixar.

Salve seu .TXT e vamos inserir os Custom Sprites!

Abra o sprite_tool.exe, digite o nome da sua ROM e depois dê enter, depois o nome da lista dos sprites e dê enter novamente, se deu certo, a Tool vai começar a inserir os sprites.

PS: Nunca se esqueça que certos sprites usam gráficos diferentes e/ou específicos, então insira o ExGFX do sprite na sua ROM e configure depois, um tutorial de ExGFX pode ensinar muito bem.

Agora que inseriu os Custom Sprites, como usaremos os sprites no Lunar Magic?

Abra qualquer fase do LM, clique no casco verde e aperte o botão Insert do seu teclado, vai aparecer um diálogo chamado Add Sprite Manual (in Hex), ensinarei algumas coisas antes.


  1. Command é o número do Custom Sprite inserido.
  2. Screen Number é a screen em hex onde o sprite será inserido, mas depois você pode arrastá-lo para onde bem desejar.
  3. Extra Bits é um valor que cada Custom Sprite vai usar, para fazê-lo funcionar, dependendo do valor usado, que são 2 e 3, o Custom Sprite poderá agir diferente, um exemplo é a Venus Fire Trap, pois colocando o Extra Bit em 2, ela solta apenas uma fireball, colocando em 3 ela soltará 2 fireballs. Meio que óbviamente em outros sprites o efeito será diferente.

Agora, eu citarei casos especiais, existem alguns sprites que requerem que você configure-o para uma ação que precisa de um sprite específico, não é da mesma maneira que fazemos com o Boomerang Bro, é algo que temos que editar no .ASM do Sprite, um exemplo seria as Donut lifts (para quem não sabe, é aquele bloco do SMB3 e do YI que cai quando você fica em cima dele por um certo tempo), esses sprites especiais podem vir com algo tipo esse abaixo pedindo uma configuração:

SPRITE_NUM = $53        ; set this to the sprite # of something

Isso quer dizer que na parte $53 você tem que especificar o sprite específico que vai fazer tudo funcionar normalmente e perfeitamente, sempre tenha atenção a casos especiais como esses. Vale lembrar que se no caso o sprite pedir um bloco específico do Map16 da sua ROM, você tem que dar uma olhada na lista de blocos e inserir o número correto, esse seria o caso das Donut lifts.

Se conseguiu fazer tudo isso, perceberá que o Custom Sprite aparece como um X no Lunar Magic, mas quando emular a ROM, aparecerá como o Custom Sprite que quis inserir, não esqueça de colocar os gráficos, agora salve e faça uma ótima hack!

Realmente espero que esse tutorial tenha sido útil.
avatar
Mirann
Administrador
Administrador

Mensagens : 29
Pontos : 1503
Data de inscrição : 10/12/2013
Idade : 20
Localização : Bahia

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum